Skip to main content

Recebi o livro “Eles não podem te apagar” da autora @borboletariodecatherine e devorei seus vocábulos em 1 hora, tamanha intensidade de suas poesias: ríspidas e doces nas medidas certas. Você conhece o significado de sororidade? Não preciso esclarecer aqui, lendo a obra de Dayanne entenderás claramente o sentido da união entre as mulheres. Em linhas breves, suas páginas retratam as etapas das relações abusivas – desde os ternos momentos, os gatilhos, as dores viscerais que só quem viveu entende, até a sensação do término. Ao mesmo tempo em que seus trechos trazem dores e palavras duras, há toques de acolhimento, superação e, por fim, a importância do conhecimento de que nenhuma de nós está sozinha.

Reconheço esse livro como aquela amiga próxima que tem muito a ensinar e apoiar, sempre com uma frase lenitiva que ajudará a te reerguer.

Em síntese, ser mulher num mundo caótico e desigual é ainda um fardo, mas podemos superar isso. Como? Escrevendo, debatendo umas com as outras, tendo empatia, ouvindo, transformando pesares em histórias, formas diversas de arte. Um dia, quem sabe, o mundo será outro. E tudo o que fazemos, relatamos, lutamos é para que, num futuro ainda incerto, nossas filhas e netas não sintam essas angústias.

Obrigada, Dayanne Catharine, por essa oportunidade.

A compra do livro “Eles não podem te apagar” pode ser feita via contato com a própria autora via Instagram dela, ou pelos links:

Ebook: https://amzn.to/3oQ2JwS
Livro físico: https://amzn.to/2TlgHvd

Sarah Schmorantz

Autora dos livros “O Mundo por Francine B.” , “Espelho” e “Céu de Gris”. Filiada ao Sindicato dos Escritores do Distrito Federal. Também é membro da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, ocupando a cadeira 62 do Patrono Joaquim Nabuco.